A infraestrutura do Campus Morumbi utiliza 100.591 m² de terreno, com um projeto arquitetônico concebido para oferecer aos alunos e professores a estrutura física que melhor os auxilie nas atividades pedagógicas. O Campus é formado por diferentes espaços: Portinho, Educação Infantil e Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. Cada área oferece a infraestrutura adequada às necessidades dos alunos em suas diferentes fases de desenvolvimento. Geradores garantem a manutenção das atividades do Colégio em caso de queda de energia.
As salas de aula são espaços pensados para promover o aprendizado. Existem diferentes configurações, adequadas às necessidades de cada faixa etária. Na Educação Infantil (I5) e no 1º ano do Ensino Fundamental, as classes ainda são identificadas com bichinhos, como ocorre no Portinho, e contam com o canto da leitura. Os alunos sentam-se em mesas coletivas, o que estimula o trabalho em grupo.
As salas da Educação Infantil são equipadas com lousa eletrônica, o que possibilita a realização de atividades pedagógicas interativas, desenvolvidas com o apoio da Equipe de Educação Digital.
À medida que os alunos vão crescendo, a sala de aula vai acompanhando o desenvolvimento deles. A partir do 2º ano, elas ganham carteiras individuais. Todas as salas são equipadas com projetor, computador e sistema de áudio.
Na passagem do Fundamental I para o Fundamental II, os alunos ganham um armário para uso individual, localizado fora da sala de aula, onde podem guardar seus pertences, diminuindo sensivelmente o peso das mochilas.
Na Sala Global, os alunos têm acesso individual a recursos multimídia e internet WI-FI. O local costuma ser utilizado para apresentações, palestras e videoconferências com escolas e especialistas do mundo todo.
Especialmente desenhados para acolher atividades artísticas, os ateliês de Artes possuem bancadas, armários de apoio, pia e toda a estrutura necessária para que os alunos possam soltar a sua criatividade.
Ao passar pelo Espaço Cultural, margeando o bosque, é possível surpreender-se com o som da Big Band da Escola da Comunidade e com o som dos alunos dos diferentes currículos ensaiando em uma das salas de Música do Campus.
O Colégio dispõe de laboratórios de Informática com mais de 100 computadores conectados à internet à disposição de nossos alunos para a realização de pesquisas, projetos interdisciplinares e trabalhos escolares.
Diversas atividades do Colégio são desenvolvidas de forma interdisciplinar, integrando propostas de Física, Química e Biologia. As aulas práticas, nas quais os alunos trabalham em grupo exercitando o espírito de equipe, ocorrem nos laboratórios. O Campus Morumbi possui nove laboratórios (três de Biologia, três de Química e três de Física), com capacidade para aproximadamente 30 alunos.
A cozinha experimental é um espaço utilizado em aulas de diferentes disciplinas. Trata-se de mais uma oportunidade de aprender na prática, de maneira lúdica e colaborativa. Uma receita de bolo pode ser uma boa maneira de reforçar o ensino das frações, estudadas em Matemática. História também é ensinada na cozinha: os alunos aprendem a importância das especiarias na preservação dos alimentos na época das Grandes Navegações.
O Colégio Visconde de Porto Seguro tem uma equipe composta por professores de Educação Digital inteiramente dedicados à concepção de atividades que utilizam a tecnologia de forma integrada aos conteúdos disciplinares. Com o trabalho desenvolvido pela Coordenação de Educação Digital, professores e coordenadores recebem orientações sobre como trabalhar a tecnologia em sala de aula.
O acervo de mais de 62 mil exemplares inclui obras em alemão, inglês e espanhol, idiomas que fazem parte da grade curricular obrigatória e formação complementar do Colégio. A biblioteca é fundamental para promover o hábito da leitura e auxiliar o aluno a obter proficiência nessas línguas. Estão disponíveis desde clássicos da literatura até jornais e revistas de diferentes países, cujas notícias são selecionadas e arquivadas digitalmente para futuras pesquisas escolares.
A área de esporte, com ampla infraestrutura e acompanhamento de profissionais qualificados, garante o bom desempenho dos alunos em competições externas, como a FutCup, maior torneio intercolegial do Brasil. Já a pista de atletismo, com piso oficial, propicia amortecimento adequado e consequente prevenção de lesões. O espaço permite, ainda, experimentar provas de saltos, arremessos e corridas com barreiras ou obstáculos.
Aberta em 2007, por solicitação dos próprios alunos, a academia é uma das opções que garantem a adesão às aulas de Educação Física do Ensino Médio e do Abitur. Instrutores especializados trabalham a autonomia dos alunos de forma integrada à formação proposta pelo Colégio, controlando a entrada dos estudantes, o vestuário adequado para a prática esportiva e a carga apropriada para a faixa etária.
A utilização dos parques varia de acordo com cada faixa etária, a fim de garantir a segurança dos alunos. Para evitar acidentes, os pequenos não frequentam os pátios maiores fora dos horários de aula. Os períodos de intervalo são adaptados para que todos possam usufruir dos espaços com o máximo de qualidade e segurança.
Na Educação Infantil e no Fundamental I, as áreas externas, os parques e os pátios são utilizados como espaços de descontração e de atividades pedagógicas, estimulando o desenvolvimento motor e a socialização entre os alunos. O esporte é, ainda, trabalhado com movimentos de base para as diferentes modalidades que os futuros atletas irão praticar.
Área de preservação permanente, com aproximadamente 20.000 m2, o bosque é muito utilizado para a prática de atividades pedagógicas em várias disciplinas, como Biologia e Artes. Aulas expositivas são oferecidas em um quiosque aberto, provido de todo o mobiliário de uma sala de aula. Percorrendo as trilhas calçadas e protegidas com cordas de segurança, é possível aprender na prática e desenvolver a observação da realidade. Há exemplares de pau-brasil, mamoeiros, abacateiros e pés de café.
O contato com o mundo animal nem sempre é uma realidade para crianças que vivem nas grandes cidades. Na Fazendinha, os alunos não apenas veem de perto animais comumente encontrados no campo, como também se habituam a não ter receio de sua proximidade. Os pequenos sempre entram nesse espaço acompanhados por professores. Já os alunos do Fundamental II não perdem a oportunidade de fazer uma visita enquanto aguardam a chegada dos pais.
No Campus Morumbi, há dois auditórios com equipamentos de acústica e iluminação profissional, os quais são de responsabilidade de uma equipe treinada e com vivência em rádio, TV, informática e contrarregra. Essa equipe trabalha em colaboração direta com os alunos, que têm a possibilidade de desenvolver apresentações com edição de luz, áudio e vídeo.
A cultura é um dos pilares do modelo pedagógico do Porto Seguro e a infraestrutura reflete essa importância. Com capacidade para 610 lugares, acesso para cadeirantes, tratamento acústico e recursos de cenografia, o Auditório Alberto Fortner é bastante frequentado: nele ocorrem aulas, ensaios e apresentações de teatro, música e dança, além de eventos como palestras e formaturas.
Localizado no prédio G (Cultural), o Auditório Heiner Dauch tem aproximadamente 100 lugares. É usado para eventos, apresentações e aulas magnas
Com área de 1.200 m2, o foyer funciona como eixo central do Colégio. Nesse amplo espaço, ocorrem atividades pedagógicas, ensaios, exposições e eventos.
O Colégio tem uma equipe interna de especialistas em nutrição, responsável por garantir uma alimentação saudável e incentivar os bons hábitos alimentares. O Campus Morumbi possui dois restaurantes e cinco lanchonetes geridos por um fornecedor terceirizado que trabalha seguindo as orientações da equipe interna de nutrição.
Diariamente são servidas 600 refeições no restaurante principal do Campus. O cardápio é variado e elaborado com alimentos frescos, seguindo um rígido controle de qualidade. A equipe de nutrição elaborou um manual que estabelece os procedimentos e as condutas necessários para oferecer uma alimentação saudável. Em nossas lanchonetes, por exemplo, não são vendidos produtos como refrigerantes e gomas de mascar.
Mesmo tomando-se todos os cuidados com a segurança física dos alunos, acidentes podem acontecer. O Campus possui uma enfermaria completa, com médicos e enfermeiras de plantão, embora a maioria dos atendimentos seja de aplicação de curativos simples. A equipe de enfermaria está orientada a trabalhar em conjunto com os orientadores educacionais, responsáveis por manter a família devidamente informada sobre tudo aquilo que acontece com os alunos dentro do ambiente escolar.
O estacionamento principal, com acesso pela portaria D (Rua Floriano Peixoto Santos), foi projetado para garantir a segurança dos usuários e o bom fluxo das avenidas que circundam o Colégio. São 700 vagas cobertas e monitoradas por um circuito integrado de câmeras. O embarque e o desembarque de alunos ocorrem em ambiente seguro, dentro das dependências do Colégio.