Os pequenos ganharam em 2006 um prédio exclusivamente construído para eles dentro do Campus. Toda a estrutura do Portinho é adaptada para favorecer a independência gradativa dos alunos de 1 a 5 anos.
As salas de aula, precedidas por píeres de madeira, convergem para um pátio central, com piso representando um rio sinuoso. Sinalizadas por mascotes, são um verdadeiro referencial afetivo, espacial e de identidade para as crianças, contando com varandas, colchões, kits de armários e livros.
A extensão e configuração interna das salas de aula do Portinho permitem liberdade de movimentos por diferentes estações com atividades pedagógicas. Nem é preciso mudar de ambiente para lavar as mãos após "fazer arte" ou dar uma paradinha para conhecer o próprio corpo, observando-se em um espelho. A saúde é preservada pelo bom arejamento permitido pela planta do prédio, uso de ventiladores e iluminação eficiente.
Na sala de informática, por meio de programas interativos, as crianças brincam com personagens, levantam hipóteses, dão ideias, encontram caminhos e solucionam problemas, de forma lúdica, manuseando equipamentos com a tecnologia touch, tais como tablets e lousa eletrônica.
A sala de Artes é o espaço ideal para que os pequenos artistas mostrem todo o seu talento. Aqui, as professoras estimulam a criatividade das crianças a partir de propostas que envolvem pintura, modelagem, colagem, desenho e recorte com diversos materiais e texturas.
As atividades desenvolvidas nas aulas de Música, com instrumentos adaptados à faixa etária, auxiliam a criança na percepção da riqueza sonora e diversidade musical presente no ambiente em que vivemos.
Com ampla variedade de livros ao alcance das mãos, a biblioteca estimula o gosto e respeito pela leitura. O aconchegante espaço conta com recursos de áudio e vídeo, que complementam os projetos de pesquisa das diversas séries.
Cada ambiente da brinquedoteca foi idealizado para facilitar a interação, a descoberta e a reprodução de situações da vida prática: cantos da Casinha, da Cozinha, da Fantasia, do Teatro, do Supermercado, dos Jogos etc.
Nessa faixa etária, as crianças têm o corpo como a maior ferramenta para conhecer o mundo. Por isso, o movimento é muito importante. No salão de Educação Física, com espaço e materiais cuidadosamente selecionados para promover desafios motores, as crianças são estimuladas, de forma lúdica, a desenvolver-se corporalmente.
Na piscina coberta e com excelente iluminação, as crianças adaptam-se ao meio líquido e conscientizam-se, aos poucos, de seu potencial dentro da água.
A área externa é destinada a brincadeiras em contato com a natureza. As crianças exploram o parque, contemplam a prainha e o chafariz, divertem-se na casinha e na areia, superando seus próprios limites a partir dos desafios impostos pelo ambiente.
Mesmo em dias de chuva, no pátio coberto há brincadeiras em grupo, passeios em carrinhos e triciclos e a realização de diversas atividades fora das salas de aula.
Na Fazendinha do Portinho, alimentar os animais é permitido, o que se torna uma forma de aprendizagem. Aves, mamíferos e roedores são chamados pelo nome e, mansinhos, como dizem as crianças, recebem visitas diárias.
Na área ensolarada da horta, as crianças plantam rabanete, feijão, cenoura, alface e hortaliças diversas, observando a germinação e desenvolvimento das mudas. Depois, a produção própria pode ser transformada em deliciosos quitutes. No pomar, familiarizam-se com a diversidade de frutas e aprendem a reconhecer suas características.
Os cardápios servidos no refeitório são elaborados com utensílios de cozinha adequados e atenção rigorosa à higiene e limpeza. Em seguida, os alimentos podem ser degustados pelos pequenos em modernas instalações, com o auxílio dos profissionais da Escola. O espaço privilegiado também é integrado aos horários de aulas, quando as crianças têm a oportunidade de contemplar e provar o produto final de receitas próprias.
No Portinho, cada refeição tem nome e sobrenome. A equipe de nutrição não apenas elabora cardápios pensados para a faixa etária, como também cria os pratos de acordo com as necessidades específicas dos alunos.
Cada um dos Câmpus dispõe de enfermaria para primeiros socorros e atendimento de rotina, no horário escolar, por enfermeiras habilitadas e supervisionadas por uma equipe médica. O Portinho ainda conta com uma infraestrutura exclusiva: as crianças chegam com a babá, auxiliar ou professora e permanecem acompanhadas durante todo o atendimento, enquanto brincam com o kit doutorzinho e outros brinquedos. Todos os casos são comunicados aos pais.
Os pais e visitantes podem utilizar o estacionamento nos horários de entrada, saída e, quando necessário, durante o período de aulas. As famílias têm acesso a três opções de estacionamento: portaria A (Rua Leocádio Ferreira, 30), portaria B (Rua Clementine Brenne, 30) e portaria C (Rua do Bosque, 55). O acesso só é permitido aos pais e visitantes devidamente identificados.
O Colégio não dispõe de sistema próprio de transporte de alunos. As famílias que necessitam deste serviço buscam empresas particulares. Já os pais que se interessam pelo revezamento devem procurar a secretaria.
Nossos uniformes podem ser adquiridos na papelaria localizada no próprio Colégio. A qualidade do tecido alia a durabilidade ao conforto, preservando a liberdade de movimentos.