Da proposta pedagógica à arquitetura, instalações e mobiliário: tudo no Portinho é sob medida para crianças de 1 a 5 anos. Assim, os pequenos ganham independência gradativa de forma segura.
Não fosse a área tamanho família, um visitante teria a impressão de estar em uma casinha de bonecas. Os bebês sentam-se confiantes em cadeiras em dimensões apropriadas, após deixar as mochilinhas em cabides da sua altura. Nas mesas coletivas ou em atividades feitas na varanda, seja na sala de aula do Sapo ou do Leão, aprendem a fazer parte de um grupo.
Faça chuva ou faça sol, na piscina coberta e aquecida o clima está sempre perfeito para os peixinhos, sereias ou marinheiros desenvolverem o corpo ou a imaginação.
Bichinhos, referência de identidade de cada turma do Portinho, também marcam presença em pelo e penas na Fazendinha para favorecer as primeiras noções de responsabilidade, afeto e zoologia.
Na horta, a tradicional experiência do feijãozinho ganha novos contornos. A turma inteira aprende junta sobre o preparo, os cuidados e as fases de crescimento de diferentes plantas. Mais tarde, o fruto de seu próprio cultivo será a base para, organizados, ajudarem a prepará-los em uma gostosa refeição. No pomar, em diferentes épocas do ano, frutas cotidianas surgem em árvores com diferentes portes e folhagem.
No pequeno e seguro universo do salão de Educação Física, os pequenos partem para as primeiras explorações do espaço, passam por obstáculos e ganham confiança cada vez maior. Ao olhar para trás percebem que, no fundo, tudo foi muito divertido.
Na biblioteca do Portinho, histórias em texto ou vídeo têm vida, movimento, texturas. Não é à toa que, ao chegarem ao Fundamental I, já buscam sozinhos por mais imaginação entre os volumes do Campus Panamby.
À beira de um rio feito de azulejos azuis, brincando de casinha, fazendo montes de areia branca ou em cores, apreciando as águas que jorram do chafariz, a vontade das crianças certamente é de montar acampamento no parque.
No pátio coberto, a única preocupação de dirigir na chuva é não bater o carrinho no triciclo do amiguinho.
Melhor que pintar a parede de azulejos do pátio, só mesmo usar os próprios dedinhos de pincel em texturas variadas. Há muitos novos materiais a aprender na sala de Artes e, organizando bem a mesa, dá para elaborar uma obra-prima.
Na brinquedoteca, com os amiguinhos, as referências cotidianas ganham releituras na percepção infantil. Os cenários são perfeitos para se fazer de mamãe ou papai na casinha, ser o responsável pelo supermercado ou a princesa dos contos de fada.
Equipamentos com a tecnologia touch, tais como tablets e lousa eletrônica, são os primeiros acessos ao mundo digital. Na sala de Informática, os programas são fáceis, divertidos e instrutivos. Afinal, foram pensados especialmente para as crianças.
No Portinho, música é som, movimento, expressão e confraternização. As mãozinhas seguram com conforto instrumentos pequeninos e o tempo passa na cadência de risadas.
Quem precisa de cadeirinha, se a grande mesa coletiva é em tamanho bebê? Compartilhar as refeições é sempre uma alegria, ainda mais quando os pratos são preparados especialmente para nós, com muito cuidado e carinho.
A equipe de nutrição coordena a elaboração de lanches e refeições balanceados, nutritivos e saudáveis. Sucos com corantes artificiais, por exemplo, não entram. As necessidades de cada aluno são analisadas individualmente.
Há quem nem apresente sintomas, mas apareça na esperança de tirar um cochilo em uma das caminhas da enfermaria ampla e confortável. As enfermeiras especializadas sabem diferenciar bem quando usar um dos curativos estampados ou aplicar uma conversa carinhosa. Seja febre ou dor de cabeça, nenhuma medicação é dada antes da consulta aos pais. A professora, auxiliar ou babá acompanham todo o atendimento.
Os pais e visitantes podem utilizar o estacionamento nos horários de entrada e saída. O acesso só é permitido aos pais e visitantes devidamente identificados.
Uma equipe de profissionais fica disponível para auxiliar no desembarque das crianças, que acontece de maneira rápida, segura e fácil sem que o responsável tenha de estacionar seu veículo. Também pudera, de tão animados com a “porta mágica”, alguns seguem em disparada.
O Colégio não dispõe de sistema próprio de transporte de alunos. Diante do interesse por esse serviço, os pais devem contatar as empresas que o realizam diretamente no estacionamento do Portinho.
Nossos uniformes podem ser adquiridos na papelaria localizada no próprio Colégio. A qualidade do tecido alia conforto com durabilidade, preservando a liberdade de movimentos.