O projeto arquitetônico do Portinho Valinhos busca preservar o meio ambiente, a partir do aproveitamento de água da chuva e de iluminação natural e favorecer a independência dos pequenos com instalações e mobiliário sob medida para eles.
A temperatura média acima de 20º C da cidade de Valinhos é desfrutada em atividades pedagógicas no varandão em frente às arejadas salas de aula, identificadas por bichinhos que eles adoram. Seja na sala do macaco, do beija-flor ou de outro mascote, cada um tem seu cabide e cadeirinha. Nesta idade, é difícil resistir a um cochilo. Para isso, um cantinho com colchão está sempre disponível.
Na sala de informática do Portinho, simulações de situações da primeira infância ocorrem de forma interativa a partir de recursos audiovisuais.
Atividades de pintura, modelagem, colagem, desenho e recorte são um estímulo à criatividade. Por isso, as professoras de Artes trabalham com diversos materiais e texturas, em um espaço exclusivo. Com tintas atóxicas e removíveis facilmente, preferir o próprio corpo como tela de pintura é pura diversão.
Perceber a diversidade musical do ambiente em que vivemos também depende de um processo de aprendizagem. Ele ocorre ao se tocar instrumentos na medida das pequenas mãos, expressar-se em resposta a diferentes sons ou escutar histórias de grandes compositores. Na miniarena, localizada em frente à sala de Música, ocorrem recitais de professoras e atividades das festas com familiares e do dia da escolha.
Na sociedade digital, com estímulos audiovisuais cada vez mais intensos, nem todos param para apreciar o cheiro do café, sentir a brisa da manhã ou observar um ipê florido. Equilibrar-se em diferentes materiais ou perceber cores, texturas e odores favorece a atenção das crianças, o desenvolvimento emocional e a aprendizagem. Chupetas são lembradas apenas como objeto do passado – ou enfeite da árvore instalada logo na entrada da sala de integração sensorial.
Imaginar-se príncipe, princesa, mágico ou bailarina é ainda mais fácil quando o figurino não destoa e as cortinas só se abrem após toda a preparação. Na brinquedoteca, a vida cotidiana é revivida em cada cantinho decorado para reproduzir locais comuns no dia a dia das crianças, como a casinha e o mercado.
A exploração do espaço por meio do próprio corpo, maior ferramenta nessa faixa etária para conhecer o mundo, é estimulada por desafios motores no espaço e materiais cuidadosamente selecionados do salão de Educação Física. Objetos feitos pelas crianças nas aulas de Artes também podem promover o desenvolvimento motor e a consciência corporal a partir de brincadeiras orientadas pelos professores.
Brincar com rimas, cantigas e adivinhações a partir de palavras do universo infantil, todos juntos, em um colchãozinho confortável da biblioteca são lembranças gostosas que fazem as mãozinhas buscarem sozinhas os primeiros livros.
Passear pelas áreas externas é presenciar imagens representativas da infância. Onde mais é possível encontrar uma criança sujinha de lama deliciando-se com jabuticabas diretamente no pé? E buscar essa mesma criança momentos depois, já de banho tomado, mas igualmente satisfeita ao som de música ambiente? De shortinho ou maiozinho são inúmeras as texturas, cores e possibilidades a se experimentar nos tanques de lama, areia convencional, branca e azul. Sempre por perto, professoras transformam um almofadão resguardado por fitas no pátio coberto em um mundo mágico de histórias.
Adaptar-se ao meio líquido é mais fácil com atividades apropriadas e em uma piscina quentinha.
No Sítio do Visconde, grande na imaginação das crianças, os animais de pequeno porte recebem visitas, afagos e alimentos diretamente na mão. Além de muita alegria, o contato com os bichinhos do sítio representa aprendizagem sobre as espécies e dão início a atividades pedagógicas.
Nunca é cedo demais para se ter as primeiras noções de responsabilidade. Não basta plantar: é preciso regar e observar o crescimento das plantinhas da horta que darão origem a receitas nutritivas. No pomar, as plantas já dão frutos em árvores de características distintas, de acordo com cada espécie.
Refeições saudáveis e individualizadas são produzidas e servidas com rigorosa atenção à higiene, limpeza e segurança no moderno refeitório, para depois serem degustados em modernas instalações pelos pequenos, com a supervisão dos profissionais da escola.
Para a equipe do Portinho, cada criança é única. Mesmo sem ter o contato direto com os alunos, a equipe de nutrição levanta informações sobre cada um e elabora cardápios individualizados.
A enfermaria, com supervisão médica e toda a infraestrutura necessária para prevenir riscos, é também um lugar de aconchego. Anualmente, as enfermeiras se apresentam em cada uma das salas do Portinho para que saibam que podem contar com elas. Ao fazerem a primeira visita, há quem se identifique tanto com os ursinhos uniformizados como eles que nem querem mais ir embora. Se a necessidade é só de um colinho, abraço de urso também cura.
Os pais e visitantes devidamente identificados poderão utilizar o estacionamento nos horários de entrada e saída. Uma equipe de profissionais fica disponível na entrada do Portinho para auxiliar no desembarque das crianças, que acontece de maneira rápida, segura e fácil sem que o responsável tenha que estacionar e descer do veículo.
O Colégio não dispõe de sistema próprio de transporte de alunos. Diante do interesse por esse serviço, os pais devem contatar as empresas que o realizam diretamente no estacionamento do Portinho.
Nossos uniformes podem ser adquiridos na papelaria localizada no próprio Colégio. A qualidade do tecido alia conforto com durabilidade, preservando a liberdade de movimentos.