Certificações

Certificações

O Colégio Visconde de Porto Seguro está sempre em busca de parcerias que enriqueçam a formação de seus alunos e tragam diferenciais para que eles possam se destacar no momento em que forem cursar o Ensino Superior. Abaixo, conheça algumas das principais premiações, certificações e parcerias do Colégio.

 

Certificação Exzellente Deutsche Auslandsschule

O Porto recebeu a certificação internacional Exzellente Deutsche Auslandsschule, concedida pelo governo da Alemanha e que o reconhece como o maior Colégio alemão de excelência no exterior. A avaliação para a concessão do certificado levou em conta diferentes quesitos, que incluem infraestrutura, parcerias com instituições de ensino nacionais e internacionais, qualidade dos equipamentos nas salas de aula, bibliotecas e laboratórios. Também foram avaliados os resultados do Colégio no Abitur (certificação oficial para admissão em universidades europeias), certificados de língua alemã e aprovações em universidades nacionais e internacionais, assim como a satisfação de pais, alunos e professores, além da cultura da instituição e das gestões pedagógica e administrativa.

 

Certificação PEA-UNESCO

O Porto pertence ao Programa Escolas Associadas da UNESCO, uma rede mundial de instituições de ensino atualmente composta por cerca de 10 mil escolas em mais de 180 países. O certificado PEA-UNESCO, obtido após rigoroso processo, reconhece o trabalho do Colégio na formação de seus alunos tendo como foco o desenvolvimento de uma visão de mundo baseada em valores universais defendidos e propagados pela UNESCO. Pertencer ao programa, portanto, é um compromisso com a qualidade e com a prática de uma educação humanista que promova a paz, a sustentabilidade e o encontro entre os povos e as culturas.

 

Casa do Pequeno Cientista

O Colégio foi certificado como a primeira Casa do Pequeno Cientista do Brasil e da América Latina. Criado por pesquisadores e cientistas alemães, o projeto oferece uma série de experiências lúdicas para crianças de três a seis anos. Com o apoio do Ministério da Educação e Desenvolvimento alemão, ele está presente em mais de 28 mil escolas de Educação Infantil no mundo. A certificação obtida pelo Porto atesta a sua excelência no processo educacional de investigação e descoberta científica.

 

Apple Distinguished School

Por possuir um ambiente de aprendizagem de excelência e exemplar para liderança e inovação, que inclui o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino, o Porto recebeu o certificado Apple Distinguished School. Além de permitir a troca de experiências entre nossos professores e os de outras instituições de ensino reconhecidas pela Apple, essa certificação também possibilita acesso a conteúdos exclusivos desenvolvidos pela multinacional. Tal certificação, renovada recentemente para o período 2017-2019, foi concedida após criteriosa avaliação e se apresenta como um reconhecimento a escolas que se destacam pela inovação contínua na aprendizagem, no ensino e no ambiente escolar e pelo incentivo à criatividade, à colaboração e ao pensamento crítico dos alunos.

 

Idiomas

Os alunos do Porto podem obter o Deutsches Sprachdiplom (DSD), diploma de proficiência na língua alemã emitido pela Conferência dos Ministros de Educação e Cultura da Alemanha. Esse é um grande diferencial do nosso Colégio, já que o DSD abre portas para quem deseja estudar em universidades estrangeiras ou participar de programas governamentais de estudos no exterior.

 

Além disso, desde 2012, o Porto Seguro é um centro autorizado para aplicação dos exames oficiais da Universidade de Cambridge. Somos um dos únicos colégios do Brasil a ter essa permissão. Para obtê-la, foi realizada uma preparação para Examinador Oral com 100% de nossos professores de Inglês. Também foram implementadas mudanças estruturais, como a adaptação dos materiais utilizados em aula, a divisão das salas por níveis e a adoção das diretrizes de ensino propostas pelo Quadro Comum Europeu de referência para Línguas Estrangeiras.

 

Ainda na área de idiomas, foi estabelecida uma parceria com o Instituto Cervantes, que aplica os exames de proficiência na língua espanhola em nome do Ministério de Educação da Espanha. Desde 2003, o Colégio tornou-se um centro autorizado e as provas para os certificados DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) passaram a ser realizadas também no Porto, sendo aplicadas por professores convocados pelo Instituto e corrigidas pela Universidade de Salamanca.

 

Parcerias com universidades e instituições internacionais

O Porto oferece aos alunos do Ensino Médio uma ampla variedade de cursos extracurriculares desenvolvidos em parceria com instituições de Ensino Superior, como Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Centro Universitário Belas Artes e Poli-USP. Os cursos são ministrados por professores dessas instituições e têm como objetivo aproximar nossos futuros universitários das carreiras profissionais para que possam fazer as melhores escolhas para suas vidas.

 

A partir de 2016, o Colégio firmou parcerias com a Faculdade FIA de Administração e Negócios, a FGV, a ESPM, a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), a Belas Artes, Ibmec (RJ, SP, DF e MG) e Faculdades DeVry Metrocamp (Campinas e Recife), que passaram a aceitar o Diploma Internacional Abitur como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Com isso, os candidatos que conquistaram o Abitur são selecionados sem a necessidade de prestarem o vestibular.

 

Outra importante parceria internacional é o Studienkolleg das universidades de Berlim, Hamburgo, Munique, Mainz e Darmstadt. Trata-se de um curso preparatório de 12 meses para alunos estrangeiros estudarem nas universidades alemãs. Ao inscrever-se para o Studienkolleg, o aluno opta por uma das seguintes áreas: M-Kurs (medicina, biologia e farmácia), T-Kurs (matemática, ciências naturais e áreas técnicas), W-Kurs (economia e ciências sociais), G-Kurs (humanas e de estudo da língua alemã) e S-Kurs (estudos de línguas).