ÁREA EXCLUSIVA





Recuperação de senha.

INSTITUCIONAL

1º ANO PERÍODO INTEGRAL 2022

Um novo design curricular

 

 

Em 2022, daremos prosseguimento à implementação, para o 1º ano - PERÍODO INTEGRAL, iniciado na Educação Infantil. O novo design curricular oferece uma progressão consistente e equilibrada para o Ensino Fundamental.

 

A seguir, conheçam as especificidades de nossa proposta para o 1º ano em período integral, que vai muito além da Base Nacional Comum Curricular:

 

IDIOMAS: Inglês e Alemão todos os dias, com turmas divididas em dois grupos.

Inglês – Parceria Pearson:

  • Material didático diferenciado para uma viagem à cultura de diferentes países.
  • STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Math), Critical Thinking: abordagem “mão na massa” em equipe para a solução de problemas.
  • Mindfulness Culture e Wellness: guiam os alunos a adquirir hábitos de bem-estar.

Alemão: 

  • Vivências culturais no idioma por meio da literatura, das festas, tradições e datas comemorativas alemãs com atividades lúdicas, músicas, brincadeiras, movimento e atividades manuais.
  • Projetos baseados no modelo STEAM e inspirados na Casa do Pequeno Cientista (Haus der kleinen Forscher).

 

PEQUENO CIENTISTA: o projeto, que oferece uma série de experiências para crianças de 3 a 6 anos, apresenta a Ciência de forma lúdica, enfatizando o ciclo de pesquisa. Nossos alunos do 1º ano investigam o tema Engenharia: Forças e Efeitos e, ao final do ano letivo, recebem um certificado internacional da Haus der kleinen Forscher (Fundação Casa do Pequeno Cientista, da Alemanha).

 

MATEMÁTICA: além dos conceitos fundamentais, definidos pela Base Nacional Comum Curricular, o Porto tem importantes diferenciais: 

  • Lab Math: espaço criado para o desenvolvimento do pensamento matemático abrangendo o programa multiplataforma Pense Matemática, em queacontecem as dinâmicas de aula que envolvem soluções Lego Education, atividades de coading, entre outras. 
  • Educação Financeira: inicia-se no 1º ano e acompanha os alunos até o 9º ano, propondo exercícios para a construção de uma boa relação com as finanças: ganhar, gastar, poupar, investir e doar. No 1º ano, com o tema Eu e meus brinquedos, apresentaremos noções de consumo consciente e sustentabilidade: preservação, processo de produção, matérias-primas, troca, conserto e doação. As crianças também aprenderão que brincar não custa nada!

 

LÍNGUA PORTUGUESA: no 1º ano, aprofundam-se as experiências com a língua oral e escrita já iniciadas na família e na Educação Infantil. São trabalhados os eixos da oralidade, a leitura e a produção escrita, sistematizando e contextualizando o processo de alfabetização e sua inserção no cotidiano das crianças como pequenas cidadãs.

 

HISTÓRIA E GEOGRAFIA: as Ciências Humanas, no 1º ano, levam o aluno a perceber-se como integrante do contexto local e social que abrange famílias, sociedades e o ambiente, descobrindo seu lugar no mundo, percebendo a sociodiversidade de culturas e modos de vida, além de desenvolver atitudes que favoreçam o exercício da cidadania.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA: com professor especialista, haverá inserção de mais uma aula semanal, com foco na iniciação esportiva. A importância do movimento e de bons hábitos é parte do programa Por Uma Vida Melhor e Mais Feliz. No 1º ano, o tema é O corpo, o brincar e suas possibilidades.

 

EDUCAÇÃO DIGITAL: com professor especialista, a aula de Letramento Digital aborda a cultura maker, a linguagem de programação, a cidadania digital e conta com um currículo exclusivo para a faixa etária. Esse professor também acompanha a aula de Projeto Empreendedor.

 

ARTE: com professor especialista, as aulas abordam a linguagem visual, sensibilizando os sentidos para que os alunos percebam as sutilezas das criações de artistas, suas próprias criações e de seus colegas em momentos de experiências estéticas, valorizando a criatividade, representando ideias por meio de materiais e técnicas.

 

MÚSICA: com professor especialista, as aulas abordam os processos de apreciação, criação, registro e execução da linguagem musical, além de jogos, danças, brincadeiras sonoras, aproximação com instrumentos musicais e percussão corporal, levando o aluno a conhecer e valorizar a música como patrimônio cultural erudito e popular.

 

PROJETO EMPREENDEDOR: “Pequeno Cidadão em Ação” – a cada ano, nossos alunos têm a possibilidade de participar de um projeto interdisciplinar. No 1º ano, os estudantes refletem sobre e propõem intervenções para uma cidade e sociedade melhor para todos, experimentando e conhecendo o exercício da cidadania.

 

DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL: os alunos são acompanhados pelo orientador educacional da série, principal ponte entre escola e família para comunicações ou atendimentos personalizados. Quinzenalmente, ocorrem os encontros de mentoria num espaço de acolhimento das emoções por meio do diálogo e orientações. Em nosso Currículo Solidário que abrange todas as séries, o 1º ano participa de uma ação social voltada às pessoas em situação de rua, com a proposta conectada ao projeto da série (Pequeno Cidadão em Ação).

 

O Colégio Visconde de Porto Seguro possui uma infraestrutura privilegiada que conta com salas de aula e diversos espaços cuidadosamente preparados para a faixa etária, que estimulam o aprendizado para o desenvolvimento de todo o potencial cognitivo, físico e socioemocional das crianças, tais como: Fazendinha, Parques, Horta, Berçário de Mudas, Ateliê, Lab Math, Laboratório de Letramento Digital, Biblioteca, Sala Global, ampla área esportiva, incluindo quadras, piscina e salão de Ginástica Artística e muito mais. 

 

Abaixo, segue matriz curricular e modelo de horário para o 1º ano em 2022:

 

Serviço de alimentação contratado à parte pela família.

 

Obs.:

  • A acolhida para alunos com irmãos de outros Níveis será das 7h às 7h15.
  • Serão oferecidos cursos extras opcionais em diferentes modalidades (contratados à parte pela família), das 15h45 às 16h30 (mediante a formação de turmas). A divulgação da oferta de cursos será realizada no mês de novembro.

 

 

 


Ver todas as notícias