INSTITUCIONAL

Alunos debatem temas humanitários no Porto ONU 2018

Alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram das simulações de comitês diplomáticos

 

Aconteceu em setembro mais uma edição do Porto ONU, evento no qual mais de 400 alunos do Ensino Médio dos Câmpus Valinhos, Panamby e Morumbi estiveram envolvidos em debates políticos e econômicos na busca de soluções para temas humanitários da atualidade.

 

No Porto ONU 2018, os alunos representaram países diferentes e participaram de simulações de comitês diplomáticos (Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA, Organização Mundial do Trabalho – OIT, Conselho Nacional das Nações Unidas - CSNU e United Nations World Summit on Corruption – UNWSC).

 

 

Temas importantes foram tratados, como o Protocolo Adicional do Tratado de Não Proliferação, a exploração do trabalhador na indústria têxtil no continente asiático e a invasão e guerra do Iraque. Ao mesmo tempo, as equipes do Comitê de Imprensa, também formadas por alunos, fizeram a cobertura jornalística de tudo o que aconteceu nas sessões.

 

Os debates do Porto ONU obedecem aos códigos de conduta reais adotados em organismos internacionais. Cada estudante atua como diplomata nas delegações das nações que representa, tendo como propósito defender os interesses do país. Um dos objetivos é ampliar as noções de responsabilidade social e de cidadania dos alunos, bem como levá-los a desenvolver uma visão crítica e habilidades comunicativas.


Ver todas as notícias