INSTITUCIONAL

Alunos do Porto exercitam competências fundamentais na área de Tecnologia

Letramento digital e cursos extras favorecem o desenvolvimento de habilidades relacionadas à inovação

 

Num mundo cada vez mais influenciado pela inovação tecnológica em todas as áreas (inclusive na educação), é importante que crianças e jovens sejam desafiados a desenvolver as competências em tecnologias que os ajudem a atender a demanda de uma realidade conectada, em que os meios digitais são utilizados na busca por soluções de problemas atuais e futuros. Nesse sentido, o letramento digital e os cursos extras de Tecnologia Educacional oferecidos pelo Porto são uma grande oportunidade para que os alunos desenvolvam talentos e habilidades relacionadas à capacidade de inovar, tais como: criatividade, comunicação, trabalho em equipe, resiliência, iniciativa, autonomia, pensamento sistêmico/crítico e comportamento empreendedor.

 

Para as crianças menores, o letramento digital é um subsídio curricular que legitima e dá sentido a muitas aprendizagens e projetos interdisciplinares. As aulas permitem que a criança, desde bem cedo, aprenda a se apropriar das ferramentas de comunicação disponibilizadas graças aos recursos tecnológicos, como tablets e computadores. Os pequenos também são apresentados a jogos e brincadeiras que mostram, de forma leve e divertida, conceitos básicos do mundo digital e tecnológico.

 

 

A partir do Ensino Fundamental, os alunos do Porto têm à disposição uma grande variedade de cursos extras na área de tecnologia criativa. No Ensino Fundamental I, os cursos oferecidos em 2018 (Design de Games, Kids Tube e Robo Challenge) permitiram um contato diferenciado com a robótica, os meios digitais e a programação. No Ensino Fundamental II, os cursos extras de Robótica e Engenharia, Games (Maker e Programação 2D) e Maker Roots & IoT (Introdução à programação aplicada) aprofundam ainda mais esses temas. No curso de Robótica e Engenharia, por exemplo, os estudantes programam o NAO, um robô humanoide, e desenvolvem conceitos de eletrônica e programação por meio da linguagem Scratch. Já no Ensino Médio, os cursos de Programação e de Engenharia e Inovação, oferecidos em 2018, permitiram aos jovens terem contato com algumas das ferramentas tecnológicas e tendências mais importantes da atualidade.

 

Visitem o site http://cursoextra.portoseguro.org.br para conhecer os cursos extras oferecidos em 2019, não apenas na área de Tecnologia, mas também em Esportes, Arte e Idiomas, além de cursos em parceria com universidades para alunos do Ensino Médio.


Ver todas as notícias