ÁREA EXCLUSIVA





Recuperação de senha.

INSTITUCIONAL

COMUNICADO ÀS FAMÍLIAS

NOTA DE POSICIONAMENTO

 

Estimadas Famílias e Colaboradores

 

O Colégio Visconde de Porto Seguro preceitua a todos os seus alunos, há mais de 140 anos, valores éticos e de respeito ao próximo, praticados e reforçados continuamente, da Educação Infantil ao Ensino Médio e Abitur, de forma a fortalecer o reconhecimento e valorização da diversidade.

 

Prosseguindo com a apuração das manifestações de alunos de nosso Colégio em redes sociais no início desta semana, reiteramos nossa consternação e indignação com o conteúdo de caráter racista, antissemita e misógino de algumas dessas mensagens.

 

Reforçamos nosso repúdio veemente a toda e qualquer forma de discriminação e preconceito, os quais afetam diretamente nossos valores fundamentais. Nesse sentido, o Colégio aplicou aos alunos envolvidos as sanções disciplinares cabíveis nos termos do Regimento Escolar, inclusive a penalidade máxima prevista, que implica seu desligamento imediato desta instituição.

 

Considerando o atual contexto de intolerância e violência verificado em nossa sociedade, o qual se reflete nas famílias e grupos de amigos, em vista dos fatos recentes, o Colégio reforçará suas práticas antirracistas, de conscientização e respeito à diversidade, em todos os câmpus, abordando o assunto de forma ainda mais contundente em suas pautas cotidianas, com iniciativas envolvendo a comunidade escolar, inclusive com apoio de consultoria especializada, para procurar evitar a reincidência de uma situação gravíssima e inadmissível como essa.

 

Reiteramos nossa solidariedade e apreço a todos que foram ofendidos e continuaremos prestando o devido acolhimento aos alunos e famílias.

 

Seguiremos cumprindo a nossa missão de promover a educação e a cidadania, auxiliando nossos alunos no desenvolvimento da empatia e respeito ao outro, para a promoção de uma cultura de paz e tolerância mútua.

 

Contamos com o apoio muito próximo das famílias e dos alunos nessa caminhada, inclusive com o uso consciente das mídias sociais.

 

Colégio Visconde de Porto Seguro

 

 

 

CARTA AOS PAIS

No presente momento, com as eleições encerradas, pequenos grupos estão se excedendo, infelizmente, em suas manifestações e atitudes, de forma polarizada e muitas vezes conturbada.

 

Essa atmosfera repercute nos jovens, lamentavelmente, e causa percalços no ambiente escolar. Chegou ao conhecimento do Colégio que, durante a apuração dos votos da eleição no último domingo, um grupo virtual foi criado por adolescentes, do qual participam alunos do Colégio, e foram postadas mensagens desrespeitosas.

 

Imediatamente, após cientificada, a escola acolheu os alunos que se sentiram ofendidos bem como seus familiares, comprometendo-se a contribuir para a devida averiguação. 

 

O Colégio repudia qualquer tipo de atitude ou manifestação ofensiva ou discriminatória contra quaisquer pessoas e promove constantes ações pedagógicas, tais como palestras, encontros, mentorias e atividades, que abordam tolerância à diversidade, bem como a questão racial, entre outras posturas não discriminativas, para que os estudantes saibam desde a infância que essas práticas são inadmissíveis.

 

Comprometidos em construir uma sociedade livre de preconceitos, sabemos que isso se faz coletivamente. Enfrentar o racismo estrutural e a intolerância à diversidade presentes na sociedade é responsabilidade de todos nós como cidadãos, não apenas da escola.

 

Pedimos encarecidamente a todas as famílias que acompanhem e monitorem as redes sociais de seus filhos, às quais não temos acesso, que os orientem sobre o devido respeito aos povos de todas as raças, bem como às questões relacionadas à diversidade de gênero, classe, religião, orientação sexual ou política, além de explicar-lhes que certas ações são passíveis de sanções legais.

 

Também pedimos que esse mesmo exercício da tolerância ocorra entre toda a comunidade escolar e que evitem repassar imagens e informações dos menores de idade.

 

Estamos realizando a devida apuração dos fatos e tomando as medidas cabíveis dentro do âmbito de nossa competência, de acordo com o regimento escolar.

 

Reforçaremos com os alunos o intransigente posicionamento de nossa instituição secular, por meio de orientações específicas a eles, com mais palestras formativas para conscientizar a todos no que se refere ao exercício da tolerância e à cidadania digital.

 

A escola é um centro de desenvolvimento da educação e continuará trabalhando incansavelmente para a formação e conscientização de crianças e adolescentes a serviço de um mundo melhor para todos, missão que conta com a participação ativa, vigilante e colaborativa dos pais e responsáveis.

 

Colégio Visconde de Porto Seguro

 


Ver todas as notícias