ÁREA EXCLUSIVA





Recuperação de senha.

INSTITUCIONAL

FESTIVAL CULTURAL 2022

A programação conta com atividades desenvolvidas por alunos do 2º ano do fundamental à 3ª série do Ensino Médio e Abitur

 

 

 

 

Durante os meses de novembro e dezembro ocorre o Festival Cultural 2022, que conta com diversas apresentações que valorizam os talentos dos estudantes. Durante todo o ano, os alunos desenvolvem habilidades em cursos extras de cultura: artes visuais, artes cênicas, música, cinema, poesia, balé, gastronomia. O festival coroa o fim do ano letivo, promovendo e fomentando o intercâmbio cultural.  

 

 

A programação tem 16 peças de teatro inéditas, criadas e produzidas pelos grupos de teatro e seus professores, que vão do 2º ano do Fundamental até o Abitur. Além disso, o evento é aberto a toda comunidade escolar e terá dois shows do Porto Rock (Valinhos e SP) a oficina de bandas do Colégio, com alunos a partir do 8º ano.

 

 

As famílias veem acompanhando três noites musicais, uma apresentação de curtas metragens do curso Jovem Cineasta com Daniela Gracindo (alunos do Fundamental II). Um exemplo foi a apresentação de balé com crianças do Fundamental I, realizada já em novembro.Na agenda ainda estão previstas as apresentações dos cursos extras de música, das unidades Morumbi, Panamby e Valinhos. 

 

 

Para a Diretora de Comunicação e Cultura do Colégio Visconde de Porto Seguro, Lisie de Lucca, o Festival apresenta o resultado de muito planejamento, estudo, pesquisa, dedicação, mobilização de saberes e habilidades de nossos alunos para realizar os espetáculos de forma colaborativa. Para o público, é uma rica oportunidade de ouvir a voz dessa geração, que se expressa por meio da arte e mostra o que pensa e sente.  

 

 

“Ao todo são 23 espetáculos inéditos que colocam nossos alunos no palco para se divertir e mostrar o que desenvolveram ao longo do ano. Além das habilidades específicas de cada modalidade escolhida, há aquelas que permeiam a prática artística como um todo: proatividade, cooperação, autopercepção, desinibição, capacidade de falar em público (inclusive em outros idiomas), negociação, tolerância à ambiguidade e ao acaso, criação de vínculos afetivos e muito mais.” 

 

 

Lisie explica que as apresentações foram elaboradas ao longo do ano durante os cursos extras de teatro, violino, violão, piano, coral, orquestra, guitarra, bateria, cinema e balé. “Os alunos escolhem os cursos extras de acordo com as suas inclinações e interesses, criando seu próprio percurso formativo. O compromisso do Colégio é acompanhá-los nesse percurso para que possam trilhá-lo com competência, confiança e alegria”, afirma. 

 

 

A Diretora de Comunicação e Cultura do Colégio Visconde de Porto Seguro conta ainda que, ao longo do ano, o Colégio promove diversos eventos culturais, oferecendo outras oportunidades para os alunos performarem, dentro e fora da escola, como o palco cultural da Festa Junina, em que os estudantes se apresentam para milhares de pessoas, e ações externas do programa Cultura na Cidade.  “O Porto prima por um ensino de excelência sem perder de vista a promoção de atividades que permitam aos alunos se realizarem coletivamente a partir de seus próprios talentos e interesses.” Os eventos ocorrem nos Câmpus Morumbi, Panamby e Valinhos. 

 

 


Ver todas as notícias