INSTITUCIONAL

Mostra Porto 140 Anos

Evento deste ano teve como tema a história do nosso Colégio

 

A Mostra Porto 140 Anos entrou para a história do nosso Colégio, proporcionando momentos que ficarão marcados na memória de todos os visitantes. Nos três Câmpus, os visitantes conferiram, além dos excelentes trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental II, uma belíssima exposição virtual que conta a história do nosso Colégio desde a sua inauguração, em 1878. Também aconteceram as entregas das medalhas e certificados conquistados pelos nossos alunos em diferentes olimpíadas do conhecimento. Ao todo, foram entregues 230 medalhas e 180 certificações de mérito.

 

 

Em Valinhos, que completa 35 anos, um dos momentos mais especiais foi a reinauguração do relógio de sol, em cerimônia que contou com a presença de representantes das multinacionais alemãs que doaram terrenos para a construção do Campus na década de 1980 (como a Mercedes Benz, Bosch e Thyssenkrupp), além do sr. Zeno Ruedell, Secretário da Educação de Valinhos, do sr. Ronaldo Figliuolo, diretor da Fundação Visconde de Porto Seguro, da diretora Geral Pedagógica e Educacional do Colégio, Profa. Dra. Silmara Casadei, do diretor de Relações Teuto-Brasileiras, Mauritius Reisky von Dubnitz, e da equipe de professores e colaboradores responsáveis pelo projeto do relógio de sol. Na abertura, com o hino do Colégio, e o encerramento, com o Parabéns ao Porto, ecoaram as vozes dos alunos que compõem a Orquestra Jovem de Valinhos. Também em Valinhos, aconteceu o 1º Encontro de Autos Antigos, com mais de 180 veículos expostos no campo de futebol, num evento de grande sucesso.

 

 

No Campus Panamby, a ciência e sua ampla forma de apresentação possibilitou aos pais e familiares múltiplas experiências durante a Mostra Porto 2018. O avanço da tecnologia em várias áreas da sociedade e o desenvolvimento sustentável proporcionado pelo esporte também foram apresentados pelos alunos do Ensino Fundamental II, por meio de diferentes exposições e trabalhos interativos. Na biblioteca, um dos destaques do dia foi o lançamento do livro “140 anos: orgulho de ser”, projeto elaborado pelos alunos, que relembra os acontecimentos mais significativos da história do Porto.

 

 

No Morumbi, a Mostra reuniu vários projetos que foram apresentados e compartilhados pelos alunos aos seus pais e familiares, percorrendo assuntos ligados à tecnologia, literatura, ciência, esporte e a história de 140 anos do Porto. Um dos destaques foi o projeto Porto.komm, que ocorreu nos três Câmpus e reuniu os alunos em palestras sobre temas importantes para a sociedade, como o direito da mulher, tecnologia e educação, arteterapia e os cuidados com os doentes mentais, entre outros. A poesia também ganhou um espaço especial no Morumbi, em local dedicado a recitais e apresentações dos alunos, que percorreram 140 anos da poesia em uma tenda repleta de recortes e materiais alusivos à literatura. No Campus Morumbi, um dos momentos mais marcantes foi a abertura do baú com as cápsulas do tempo que haviam sido lacradas por ex-alunos da turma de 2008 (formados em 2011). Eles se encantaram ao abrir suas cápsulas e relembrar como era o mundo, e suas vidas, há 10 anos!

 

Ex-alunos que estudaram, na década de 1970, na Escola da Comunidade, vieram matar as saudades do Campus Morumbi durante a Mostra. Eles foram recepcionados pela diretora pedagógica do projeto social do Porto, Rachel Braun, e ficaram muito emocionados em rever os espaços onde estudaram há mais de 35 anos.

 

 

Fechando o dia com chave de ouro, as bandas do Porto Rock se apresentaram nos auditórios dos três Câmpus. No Campus Valinhos, apresentaram-se as bandas Survivors, Behind Minds, Meio-Ðia, Break´Em All e TDF. No Panamby, o show ficou por conta de Fê Costa, e das bandas Rock Away, Ups´n´Jazzes, Voiceless e Hot Shiver. Já no Campus Morumbi, Brian Cohen abriu a tarde dedicada ao rock, e em seguida, foi a vez das bandas Pumpkin Layers, Terra para Marte, Frank Lips, A Saída e Blue Traffic.

 


Ver todas as notícias