INSTITUCIONAL

PORTO.KOMM

Primeiro congresso feito por jovens líderes no Brasil

 

Em setembro, o Colégio Porto Seguro promoveu o PORTO.KOMM, primeiro congresso de jovens líderes no Brasil, que reuniu uma série de atividades voltadas à tecnologia, empreendedorismo, ciência, diplomacia, sustentabilidade, entre outras. Com o objetivo de apresentar ideias que revolucionem a sociedade, os alunos trabalharam durante o último ano de estudos em projetos contemporâneos que propuseram reflexão e mudanças para o futuro. Além disso, o congresso contou com experiências imersivas e palestras sobre diferentes temas, como moda, sustentabilidade e empreendedorismo.

 

 

 

O evento apresentou diversos projetos ligados às competências do Porto, em que se destacaram os projetos de Tecnologia, onde alunos criaram jogos para crianças hospitalizadas, ambiente para imersão audiovisual em realidade virtual e a simulação de monumentos com o Minecraft.

 

 

 

 

 

 

 

A Feira de Empreendedorismo, com atuação voltada ao meio ambiente, em que foram criadas 22 startups que trouxeram soluções inovadoras, entre elas, um conjunto de talheres produzidos em bambu,  tapete para desenvolver as habilidades motora e sensorial das crianças produzido com materiais que não prejudicam o meio ambiente e kit para área externa com churrasqueira e sofás confeccionados a partir de tambor.

 

 

 

 

 

 

 

Outra atividade em destaque no PORTO.KOMM foram as Simulações Diplomáticas, inspiradas nas reuniões de comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), em que cada estudante atuou como diplomata de um país. A ação trouxe a ideia de responsabilidade social e cidadania aos nossos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As palestras foram pautadas por temas atuais e enriquecedores, pesquisados pelos estudantes, como Moda e Sustentabilidade, que implicou em uma investigação acerca da reutilização de materiais na confecção de roupas; Empreendedorismo Ambiental, que conscientizou a população sobre o meio ambiente; e Sedentarismo na Adolescência, que buscou entender os motivos e consequências deste comportamento na saúde do jovem, além de incentivá-lo a fazer atividades físicas.    

 

 

 

 

No Porto Panamby, houve a mesa-redonda do Estadão protagonizada por alunos e com mediação da jornalista Renata Cafardo. O encontro teve cobertura ao vivo pelo Facebook do jornal e também pela Rádio Eldorado. 

 

 


Ver todas as notícias