INSTITUCIONAL

Semana da Língua Portuguesa

Evento envolveu os alunos de todos os níveis e dos três Câmpus

 

Em setembro, o Porto promoveu, nos Câmpus Valinhos, Panamby e Morumbi, a Semana da Língua Portuguesa, com uma ampla programação de atividades internas para os alunos de todos os níveis (Portinho, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio). A programação incluiu produção de um livro, concurso de redação, literatura de cordel, muita poesia, cine-debate, apresentação de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, tertúlias literárias e palestras com profissionais do jornalismo e da área editorial, entre outras atividades que ocorreram nas salas de aulas, auditórios e espaços do Colégio.

 

A Semana da Língua Portuguesa incluiu ações relacionadas à língua portuguesa, com atividades sobre a origem da língua, propagação mundial do idioma, diferenças e similaridades entre os povos. O Porto Seguro oferece ensino de excelência e desenvolve diferentes competências e talentos, e por isso, foram promovidas oportunidades pedagógicas para que os alunos vivenciem experiências que ampliem conhecimento, possibilitando conhecer o mundo e o ambiente em que estão inseridos. Como a Língua Portuguesa tem uma riqueza cultural grandiosa, a Semana cria oportunidades para os alunos refletirem sobre um instrumento tão essencial para a educação e cultura no país.

 

 

Entre os destaques da programação, no Campus Morumbi, tivemos a aula magna apresentada por Alcides Villaça, professor titular de Literatura Brasileira da USP. O prestigiado poeta debateu com os alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre o livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Também aconteceu o II Sarau Literário do Abitur. O encontro teve como tema Literatura e Identidade e contou com a participação dos alunos do Ensino Médio. Outro convidado para a Semana foi o jornalista Edson Gonçalves Pelagalo, que falou sobre direitos humanos para refugiados.

 

 

No Campus Panamby, os alunos da 1ª série do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer o ilustrador Mario Cau, vencedor do Prêmio Jabuti em Melhor Ilustração e do Troféu HQ Mix em web quadrinhos. No bate-papo, o ilustrador compartilhou o seu processo de criação de histórias. Já os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio discutiram sobre as “Representações do feminino na literatura de língua portuguesa” com a mediação da Prof. Dra. Norma Goldstein, pesquisadora da literatura nacional, membro do corpo editorial dos periódicos “Revista Eletrônica Entre Parênteses” e “Linha d´Água” e autora de diversos livros, entre eles Texto sem mistério: leitura e escrita na universidade e Atividades de leitura em sala de aula.

 

 

No Campus Valinhos, alunos da 3ª série do Ensino Médio assistiram a uma palestra apresentada pela Profa. Dra. Anna Christina Bentes, do Departamento de Linguística da Unicamp, que ofereceu uma aula de português utilizando como material para estudo e análise textos do grupo de rap Racionais, fazendo relações com suas pesquisas sobre a abordagem da linguagem a partir de uma teoria da prática social. Os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio também assistiram à palestra “Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: textos e contextos”, apresentada pela Prof. Doutora Rejane Vecchia, membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África: Novos Horizontes (FFLCH/USP).


Ver todas as notícias