INSTITUCIONAL

VII Entre Professores

750 educadores participam do evento

 

No dia 4 de agosto, no Campus Panamby, aconteceu o VII Entre Professores, evento de formação docente organizado pelo Porto. Esta edição reuniu mais de 750 educadores e orientadores educacionais brasileiros e alemães, que participaram de 36 atividades, ministradas por 40 palestrantes, o maior encontro já organizado desde 2012, ano da primeira edição.

 

A abertura oficial contou as palavras do Dr. Marcos Bitelli, presidente da Fundação Visconde de Porto Seguro: "Que tenhamos não só mais 140 anos de Porto Seguro, mas que tenhamos mais 140 anos de um Brasil melhor". Na sequência, a Dra. Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica e Educacional do Porto, e o Prof. Werner Fabisch, Diretor do Currículo Bilíngue - São Paulo, percorreram os marcos da história do Brasil e da Alemanha desde 1878, fundação do Colégio. Também marcaram presença o Vice-Presidente da Fundação, Christian Buelau, o Diretor Geral Executivo, Caio Thomas, a Diretora de Relações Institucionais da Fundação, Celina Cattini, além dos Diretores do Colégio e suas equipes.

 

 

A programação do VII Entre Professores reuniu temas dirigidos para os diferentes níveis de ensino do Colégio, desde o Portinho até o Ensino Médio. Entre as atividades que se destacaram está a palestra internacional “Neurociência e os diversos tipos de aprendizagem/Neurodidaktik und Lernstile”, ministrada pela pedagoga alemã Dorothee Thommes, que abordou a importância do estímulo permanente aos nossos 100 mil neurônios, que podem captar até 10 milhões de impressões de informações, criando constantes conexões. Dorothee trouxe temas ligados à Neurodidática, a aprendizagem de idiomas, recursos e dinâmicas que trabalham a atenção do aluno em sala de aula, as particularidades de cada indivíduo e as diferenças de aprendizagem, entre outros assuntos.

 

No auditório Oscar Niemeyer, tivemos a atividade “Diálogos interdisciplinares: saberes individuais e coletivos”, que reuniu a Profa. Pós-Dra. Ivani Fazenda, da PUC/SP, e a Profa. Dra. Silmara Casadei, em conversa com os docentes sobre possibilidades pedagógicas dentro do tema Interdisciplinaridade. A Dra. Ivani esteve recentemente na França, participando de um importante evento na Universidade Sorbonne, onde representou o Brasil, com o tema Interdisciplinaridade, se apresentando ao lado de Edgar Morin e outros pesquisadores do mundo todo. O assunto abordado foi a Felicidade, tema do curso mais procurado atualmente nas universidades de Yale e Harvard.

 

 

Outra atividade de destaque foi “Mindfulness – abordagens da psicologia positiva”, ministrada pela Profa. Dra. Lilian Graziano. A iniciativa faz parte do trabalho focado na inteligência socioemocional, desenvolvido no Porto por meio do Programa de Mentoria e do atendimento personalizado aos alunos e às famílias, realizado pelos orientadores educacionais. No encontro com a Dra. Lilian, os professores conheceram melhor o conceito de Mindfulness, aprofundando os três pilares que estruturam a psicologia positiva: os estudos das emoções, os estilos dos traços de qualidade das pessoas e das instituições (ambiente de trabalho, escola, casa, etc.). Na dinâmica proposta, os participantes colocaram a atenção no tempo presente, ao vivenciarem experiências sensoriais, nas quais aprofundaram os sentidos do tato, olfato, paladar e audição, com foco no desenvolvimento da atenção plena.

 

No final da programação, os docentes e orientadores se reuniram na quadra coberta do Campus Panamby para assistir à apresentação da Companhia de Dança, da Escola da Comunidade, projeto social do Porto. Os educadores também arriscaram alguns passos, sob o comando do coreógrafo Roberto dos Santos, celebrando assim os 140 anos do Porto! Muita integração entre as equipes, festejando a amizade, as conquistas e o compromisso da construção de um mundo bem melhor, por meio da Educação.


Ver todas as notícias