ÁREA EXCLUSIVA





Recuperação de senha.

Valinhos

INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL

PROGRAMA PARA ESTUDANTES

 

 

Inteligência Socioemocional consiste no conjunto de competências relacionadas à forma de lidar com as emoções bem como ao estabelecimento e à manutenção de vínculos afetivos, o que permite aumentar as possibilidades de propormos soluções construtivas para situações adversas.

 

 

No Porto, acreditamos que essas competências estão no cerne de uma vida plena e satisfatória em todos os aspectos. Por essa razão, disponibilizamos aos alunos um verdadeiro currículo de Inteligência Socioemocional, que percorre todas as séries, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Por meio desse currículo, o estudante desenvolve habilidades que o auxiliam a lidar consigo mesmo e a relacionar-se com o outro de maneira competente e ética. Somado a isso, o Colégio tem como compromisso proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, que motive o aluno a buscar um bom desempenho acadêmico e a cultivar uma postura em benefício da saúde e da cidadania.

 

 

Autoconhecimento, consciência social, reconhecimento dos sentimentos vivenciados pelo outro, percepção e controle das próprias emoções assim como construção e valorização de relacionamentos interpessoais pautados em respeito e cooperação são habilidades imprescindíveis à vida pessoal e profissional de todos nós. Dessa forma, para auxiliar os alunos em seu desenvolvimento considerando esses aspectos, contamos com o Serviço de Orientação Educacional (SOE).

 

 

O SOE é composto de uma equipe de orientadores educacionais que acompanha os alunos em todas as séries. São profissionais altamente especializados, com formação nas áreas de Pedagogia e Psicologia, que atendem e orientam os estudantes quanto às demandas do cotidiano escolar e também realizam, por meio de encontros quinzenais, as mentorias. O encontro de mentoria é um momento de diálogo, reflexão, escuta ativa, cuidado e atenção a respeito de temas importantes para o desenvolvimento integral de crianças e jovens.

 

 

Nesses encontros, ocorre o que chamamos de “check-up das emoções”, em que os orientadores podem verificar como os alunos estão se sentindo e, caso seja necessário, sugerir reflexões a fim de chegarem juntos a uma proposta que melhore a situação apresentada.

 

 

Semanalmente, para as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, são realizadas aulas de Projeto de Vida, que objetivam contribuir para o sucesso dos estudantes nos âmbitos emocional e social bem como em relação às escolhas futuras.

 

 

O Programa de Orientação Educacional atua em consonância com os diretores pedagógicos nas seguintes áreas:

  • Orientação de estudos
  • Programas de prevenção
  • Mentoria quinzenal com estudantes
  • Atendimento à família
  • Orientação profissional

 

 

PROGRAMA PARA EDUCADORES

 

 

Sabemos que um ambiente emocionalmente saudável é consequência do bem-estar de cada pessoa que dele faz parte. Por isso, o Porto considera essencial cuidar de seus educadores, para que estes possam estar em suas melhores versões.

 

 

Nesse sentido, uma das iniciativas realizadas é o programa “Cuidados Integrativos Corpo-Mente”, no qual são desenvolvidas ações com foco na saúde física e mental de nossos professores. Trata-se de encontros que visam minimizar a tensão física e o estresse psicoemocional por meio da troca entre os participantes, da escuta ativa e de exercícios de relaxamento físico e mental, em que se propõem atividades de descontração e também práticas lúdicas e meditativas. O programa tem como base teórico-prática a epistemologia dos Cuidados Integrativos com métodos pedagógicos próprios, utilizando referenciais da Neurociência, da Educação Transdisciplinar, da Psicologia, da Fisioterapia, da Educação Física bem como das Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

 

 

O Colégio também conta com um programa específico para os orientadores educacionais intitulado “Estratégias de Promoção de Saúde Multidimensional”. Esse programa objetiva estimular as funções imunomoduladoras, reparadoras e revitalizadoras da saúde físico-vital; ampliar a capacidade de lidar com questões da saúde afetivo-emocional;  expandir as habilidades cognitivas (percepção, atenção, motivação e memória da saúde mental);  e incentivar reflexões sobre o acolhimento psicodialógico em grupo.

 

 

Ambos os programas são desenvolvidos pela Profa. Dra. Sissy Fontes, professora afiliada ao Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Coordenadora do Núcleo de Cuidados Integrativos da mesma instituição.

 

 

 

 

 

 

 


Ver todas as notícias